Temas

Como explicar o paradoxo da antiga lei: “amar o próximo” e “aborrecer o inimigo”? O amor ao inimigo ainda é um ensino chocante? A prática do amor ao inimigo pode ser graduada em etapas? Quais são as recompensas prometidas por Jesus? É factível o “sede perfeitos”? Antônio Honório de Abreu. (Entrevista realizada em 04/09/2009)

A trajetória de vida de Bezerra de Menezes é marcante, tanto em sua jornada como médico na Terra quanto como Espírito Superior. Carla Silene nos conduz através do tempo, com uma narrativa agradável, que percorre desde a infância até a atuação do valoroso servidor do Cristo na vida extrafísica, descrevendo a sua trajetória como estudante, médico, político, militante espírita e escritor. (Entrevista realizada em 22/11/2013)

Conheça a relação extremamente importante entre a mediunidade e a formação moral do médium. Como ela deve ser desenvolvida? Quais as consequências para o médium negligente para com a sua conduta? Confira essas e outras questões interessantes nesta entrevista. André Luiz Figueiredo Brasil. (Entrevista realizada em 18/02/11)

Muitos de nossos internautas possuem dúvidas sobre as consequências espirituais da prática da cremação de cadáveres. Por essa razão, convidamos o médico Thales Onofri para nos esclarecer não apenas sobre a cremação, que destrói o corpo, como também acerca do embalsamamento, que o conserva após a morte. (Entrevista realizada em 15/06/2012)

A dirigente do departamento mediúnico da União Espírita Mineira nos concedeu esta entrevista, na qual explora os elementos de um grupo mediúnico, suas funções e responsabilidades, com vistas a boa prática mediúnica. Ruth Salgado.  (Entrevista realizada em 09/09/2011)

Nos últimos anos houve um significativo aumento do espaço para o tema Espiritismo nas mídias de massa. Nossa entrevistada, repórter profissional e espírita, nos apresenta a sua percepção sobre o assunto. Solange Bastos. (Entrevista realizada em 29/07/2011)

Nesta entrevista, o professor Raul de Barros percorre os diversos tipos de drogas e as consequências do seu uso indevido para os organismos físico e perispiritual. Explica as razões da chamada dependência química e como o conhecimento do Espiritismo e as práticas cristãs podem ajudar no tratamento dos usuários.

O que é a mediunidade? Como se deve exercê-la? Somente os espíritas são médiuns? É possível se transformar em médium?  Saiba as respostas a essas e a outras questões que nossa convidada explana nesta entrevista. Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 15/10/08)

Nosso convidado explora a doença nos aspectos material e espiritual, explorando as nuanças do envolvimento para o paciente e sua família. Henrique Zarnowski. (Entrevista realizada em 22/07/11)

O médico Ricardo Wardil nos apresenta nesta entrevista os princípios propostos para a prática da "medicina espírita", na qual os profissionais agregam conhecimentos espirituais e posturas cristãs em sua conduta médica.

Robson Alves interpreta a Parábola das Dez Virgens, explorando os seus vários cenários e simbolismos, a fim de desvendar e esclarecer os maravilhosos ensinamentos de Jesus. (Entrevista realizada em 14/02/2014).

Como será a caridade nos mundos mais evoluídos? A compreensão da vida futura facilita a necessidade das práticas caridosas? Como Paulo de Tarso aborda a caridade em sua carta aos coríntios? Que quis Kardec dizer com o lema “fora da caridade não há salvação”? Confira as explicações de nossa convidada. (Entrevista gravada em 15/10/2010)

Wagner Paixão explica as razões e etapas pelas quais nosso planeta está passando, no processo de progressão dos mundos. E ainda esclarece qual deve ser o nosso papel nesta jornada evolutiva, caso tenhamos a pretensão de colaborar, bem como de usufruir da Terra regenerada. (Entrevista realizada em 8/11/2013)

A regente Cynara Carvalho disserta acerca dos objetivos da existência do coral espírita, assim como esclarece as condições para a sua composição, formação dos integrantes, ensaios e muito mais. (Entrevista realizada em 01/06/2012)

Nosso entrevistado, o biblista José Reis Chaves, elenca e comenta alguns episódios dos Livros Sagrados que reforçam a reencarnação como lei natural da evolução humana.  (Entrevista realizada em 23/03/2012)

Conheça a vida e a obra do Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, nesta entrevista com Carla Silene. (Entrevista realizada em 18/7/2014)

Convidamos o experiente Professor Alberto Minardi para falar sobre a língua artificial Esperanto. Nesta entrevista, ele faz uma abordagem desde a história de sua criação, passando pelo avanço do Movimento Esperantista no mundo, até alcançar o elo com a Doutrina Espírita. (Entrevista realizada em 21/09/2012)

Felipe Estábile aborda, com uma visão ampla, a obra “Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho”, de autoria espiritual de Humberto Campos e psicografia de Chico Xavier. Você vai conhecer, em linhas gerais, a “missão da terra brasileira no mundo moderno”, conforme palavras do Espírito Emmanuel. (Entrevista realizada em 12/02/2010)

As famosas "resoluções de Ano Novo" fazem parte da cultura popular. Nosso entrevistado, Vinícius Trindade, embasado na Doutrina Espírita, nos auxilia a compreender como lidar, usufruir e concretizar mudanças em nossa vida íntima, visando o progresso evolutivo do espírito. (Entrevista realizada em 21/02/2014).

Os três fenômenos: delírio, alucinação e mediunidade, são analisados em sua origem e características mais marcantes. Nosso entrevistado apresenta as diferenças entre um e outro e como pode ser conduzido o tratamento, sob o ponto de vista médico e espiritual. Explanações do psiquiatra Roberto Lúcio Vieira de Souza. (Entrevista realizada em 30/11/2009)

Houve grande mobilização dos planos superiores para a vinda do Cristo à Terra? Qual a razão de Jesus ter nascido de forma tão simples? Por que Maria foi a escolhida para o papel de mãe do menino Jesus? E quanto a José, foi um personagem secundário? Qual o verdadeiro sentido do Natal e como se deve celebrá-lo? Veja as explicações de Wagner Gomes da Paixão. (Entrevista realizada em 23/10/2009)

O que é a obsessão? Que tipo de espírito se torna um obsessor? Somente desencarnados são obsessores? A obsessão é uma epidemia? Quais as suas gradações? Jesus lidou com obsessores e obsidiados? Qual deve ser o tratamento para a obsessão? Essas e muitas outras perguntas são respondidas por nosso convidado, nesta entrevista. Célio Allan Kardec de Oliveira. (Entrevista realizada em 15/05/2009)

Gladston Lage é um colaborador atuante na seara espírita, cuja experiência de vida inspirou esta entrevista. É administrador do Albergue Belo Horizonte, poeta e compositor de músicas espíritas de grande repercussão, como aquelas interpretadas pela dupla Tim e Vanessa. (Entrevista realizada em 22/06/2012)

Por certo, atitudes há que resultam malefícios óbvios para nosso corpo. Entretanto, condutas moralmente condenáveis também podem afetar a nossa saúde física e nos condenar a enfermidades em reencarnações porvindouras? Conheça as explanações do médico Henrique Zarnowski e o que se deve fazer para uma medicina espiritual preventiva.

O Programa Renascer, tratamento de dependentes químicos e alcoolistas, fundamentado no Evangelho, é uma metodologia de sucesso, que pode ser utilizada por qualquer casa espírita. Janete Reis, presidenta da Fraternidade Cristã Espírita Luiz Sérgio, que agora está em parceria com a FUNDAP, nos relatou como a mudança da sede da instituição permitiu também o regime de internação. (Entrevista realizada em 15/3/2013).

História da origem da Pomada Vovô Pedro e como a SEMAN, instituição responsável, conseguiu sua realizar produção em escala. Conheça o envolvimento de Chico Xavier com o medicamento e porque a sua fórmula é mantida em segredo. Saiba também: o apoio de outras casas espíritas na sua confecção; como são levantados os recursos para a produção do remédio; qual o critério adotado para a sua distribuição; como é a participação do público na elaboração da pomada; para que tipo de doença se pode usá-la. Juselma Coelho. (Entrevista realizada em 10/06/2009)

Na primeira parte desta memorável entrevista com Arnaldo Rocha, amigo pessoal de Chico Xavier, vamos ouvi-lo falar um pouco sobre a sua própria vida. E mais: seu convívio com Irma de Castro (Meimei), de quem foi marido; o primeiro encontro com grande médium mineiro, o crescimento da amizade e as atividades que desenvolveram juntos; algumas revelações de vidas passadas. (Entrevista realizada em 24/04/09)

O que é a doença do pânico, sua origem e sintomas? A regressão às vidas passadas é um dos métodos de tratamento? Um processo obsessivo pode provocar o transtorno do pânico? Como deve ser conduzido o tratamento para este mal? O Espiritismo pode auxiliar  o paciente de doença do pânico? Verifique as explanações do psiquiatra Jaider Rodrigues de Paulo. (Entrevista realizada em 04/11/2009)

Qual o contexto histórico do mandamento “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”? Sob a ótica espírita, o que é são a maternidade e a paternidade terrestres? Quais as principais causas da ingratidão filial? Veja essas e outras repostas de nossa convidada nesta entrevista. (Entrevista realizada em 12/11/10)

Ed Soares é filho de Jair Soares, em cuja residência foram realizadas, a partir de 1949, inúmeras reuniões com a materialização de espíritos e onde ocorreram diversos fenômenos de efeitos físicos. Ele nos deu o testemunho dos fatos surpreendentes que presenciou e que marcaram a trajetória da Doutrina Espírita em Belo Horizonte. (Entrevista realizada em 17/08/2012)

O médico Henrique Zarnowski explora a etiologia e o tratamento do câncer de acordo com a atual Medicina terrestre. Ao mesmo tempo, analisa as origens espirituais desta terrível enfermidade, assim como as possibilidades de preveni-la, com base nos fundamentos ensinados pelo Cristo. (Entrevista realizada em 29/06/2012)

Na primeira parte desta entrevista em homenagem a Francisco Cândido Xavier, saiba detalhes da infância e juventude do ilustre mineiro, como irrompeu sua mediunidade, a influência do Espírito Emmanuel, os trabalhos assistenciais e a relação com os amigos. Wagner Gomes da Paixão. (Entrevista realizada em 19/06/2009)

A UEM gentilmente cedeu-nos o vídeo da palestra proferida em sua sede federativa pela escritora Suely Caldas Schubert, como parte das comemorações dos setenta anos do livro Paulo e Estêvão.

Nossa convidada Leida Oliveira conviveu com o médium Zé Arigó desde criança e testemunhou diversos fatos de sua vida, como as curas que o Espírito do Dr. Fritz realizou por seu intermédio e as perseguições que sofreu na época. Nesta versão, foram cortadas cenas reais das intervenções cirúrgicas. (Entrevista realizada em 20/01/2012)

O médico Osvaldo Hely conversou conosco sobre o tratamento fluídico, conhecido no meio espírita como passe, dando detalhes de sua conformação e aplicabilidade nos processos de cura e alívio das enfermidades biológicas, emocionais e espirituais. (Entrevista realizada em 27/9/2013).

Conheça a interessante jornada deste casal de músicos Bento e Marília, que encantam as casas espíritas por onde se apresentam. Uma dupla muito conhecida e querida do público espírita mineiro.

O Espiritismo é uma doutrina evolucionista? Possui alguma relação com as idéias de Charles Darwin? A evolução ocorre apenas no planeta Terra? Há evolução no plano espiritual? Nosso convidado explora o tema de um modo muito interessante. Vinícius Trindade. (Entrevista realizada em 18/05/11)

Yvonne Pereira foi uma médium exemplar, em todos os sentidos. Nosso convidado explora fatos biográficos, relatos incríveis da vivência mediúnica e o legado desta maravilhosa personagem. Wagner Gomes da Paixão. (Entrevista realizada em 05/08/11)

Nesta entrevista, o nosso convidado discorre sobre a intensa busca do Homem pelo conhecimento e como a Religião, a Filosofia e a Ciência influenciaram o pensamento da humanidade e, como não poderia deixar de ser, também o Espiritismo. (Entrevista realizada em 28/01/11)

Confira nesta entrevista as orientações e opiniões de um voluntário com grande experiência na participação e implementação da Campanha do Quilo em casas espíritas. Armando de Fátima Neves. (Entrevista realizada em 22/06/2011)

Em 25/11/2011, Espiritismo BH registrou a palestra do Fundador e Vice-Presidente do Movimento Nacional de Cidadania pela Vida, ocasião em que prestou inúmeros esclarecimentos sobre os esforços que estão sendo envidados por muitos parlamentares para a não-legalização da prática do aborto no Brasil.

Nosso entrevistado Dauro Mendes esclarece os avanços da Física Moderna e como essa ciência acadêmica e experimental já é capaz de fundamentar diversos fenômenos espirituais, como as curas de Jesus, a volitação, a bicorporeidade, a propagação da prece, as experiências de quase morte e muito mais. (Entrevista realizada em 12/07/2013).

Nosso convidado Jhon Harley é natural de Pedro Leopoldo e realizou uma ampla pesquisa sobre a vida do médium Chico Xavier na cidade: nascimento, familiares, residências, educação estudantil, profissões e trabalhos mediúnicos. Tudo isso e muito mais você poderá conferir neste vídeo. (Entrevista realizada em 15/02/2013).

Eliane Batista foi a nossa convidada nesta entrevista para esclarecer como se processa uma cura por meio do intercâmbio mediúnico. Qualquer médium pode curar? Todas as enfermidades podem ser curadas? A vida do médium influencia a sua capacidade curativa?  (Entrevista realizada em 10/08/2012)

O ideal espírita-cristão pode ser aplicado aos conceitos de Segurança Pública? Nesta entrevista, conversamos com a Coronel Cláudia Romualdo, que ocupa cargo operacional na Polícia Militar de BH e, ao mesmo tempo, milita ativamente na seara espírita. (Entrevista realizada em 27/07/2012)

Convidamos Raul de Barros, professor de Biologia e Farmácia, para abordar o alcoolismo, doença de proporções mundiais que afeta as relações sociais, assim como a saúde física e espiritual dos acometidos.

Conheça detalhes da vida, obra e contribuição ao Espiritismo dos personagens históricos Gabriel Dellane, Léon Denis e Camille Flammarion. Acompanhe as observações do entrevistado Valdir Pedrosa sobre o questionável papel de Jean-Baptiste Roustaing. (Entrevista realizada em 6/9/2013).

Conheça um pouco da história da pedagogia espírita e os seus principais fundamentos. Ela pode ser aplicada em diversas áreas do conhecimento humano ou está restrita ao centro espírita? Trata-se de uma nova visão ou possui moldes tradicionais? Saiba isso e muito mais nesta entrevista. Everson Ramos de Oliveira. (Entrevista realizada em 25/02/11)

Esta entrevista se compõe do grupo de frases enigmáticas de Jesus que exigem capacidade interpretativa para compreendê-las. Por essa razão, convidamos Maria Luiza, estudiosa da Doutrina Espírita, para nos esclarecer não apenas o "Deixai que os mortos...", mas todo o conjunto de ensinos associados a este episódio do Evangelho. (Entrevista realizada em 29/3/2013).

O que é o Culto do Evangelho no Lar, conforme praticado pelos espíritas? Quais são os seus objetivos e benefícios? Nosso entrevistado disserta sobre este tema de forma bastante descontraída, dando orientações minuciosas sobre onde, quando, como e quem pode participar, mostrando que o Culto é um medicamento espiritual ao alcance de todos os lares. Ricardo Melo. (Entrevista realizada em 26/11/08)

Até que ponto as crianças são afetadas pela mediunidade? Essa relação pode lhes ser benéfica ou prejudicial? Como os pais devem se comportar no trato com filhos pequenos que se apresentam como médiuns? Há solução para o tratamento da obsessão nas crianças. Nossa entrevistada, respeitável expositora e autora espírita, vem nos ajudar a esclarecer o tema. Suely Caldas Schubert.(Entrevista realizada em 11/06/11)

Que é uma orientação espiritual psicografada? O termo "receita espiritual" é adequado? Quem são os espíritos que as prescrevem? Como devemos utilizá-las? Substituem as receitas dos médicos terrestres? Saiba muito mais nesta entrevista. Lucia Elena. (Entrevista realizada em 18/05/2012)

Aflições, dores, sofrimentos... por que acontecem? Há como nos livrarmos deles? Há lógica na Justiça Divina que os justifique? Assista esta entrevista e se surpreenda com a abordagem de nosso convidado. Ricardo Melo. (Entrevista realizada em 02/09/2011)

Conheça a proposta de trabalho da Fraternidade Cristã Espírita Luiz Sérgio (BH) para o tratamento do dependente químico (drogas, álcool etc.), com bases plenamente fundamentadas no Espiritismo. Conheça detalhes da metodologia aplicada e como é a participação do indivíduo e de sua família. Saiba também o que fazer, caso a sua casa espírita tenha interesse em aplicar e usufruir do modelo proposto. (Entrevista realizada em 28/01/09)

Até que ponto as instituições espíritas estão preparadas para acompanhar as transformações sociais contemporâneas, de forma a incluir e acolher grupos sociais que têm dificultado o acesso ao conhecimento doutrinário por seu nível de pobreza ou por sua escassez cultural? E quanto à participação daqueles que possuem opção sexual diferenciada? Está havendo degradação no acolhimento às pessoas devido à excessiva burocratização de procedimentos? Conheça o parecer do médico Mateus Westin. (Entrevista realizada em 25/11/2013)

Durante o Congresso Médico-Espírita em Bonn (Alemanha), entrevistamos a presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil e Internacional, Dra. Marlene Nobre, que nos contou a história, desenvolvimento e principais ações e projetos da entidade, em especial as suas atividades no Exterior. (Entrevista realizada em 04/11/2011)

Nosso convidado é músico, parceiro de Vanessa na dupla "Tim e Vanessa", e aborda nesta entrevista a musicalidade espírita, além de nos dar o seu depoimento acerca de suas experiências pessoais no meio musical espírita. (Entrevista realizada em 30/09/2011)

Nesta entrevista, Waldir Silva explora as diversas possibilidades de desprendimento da alma em relação ao corpo físico e as consequências desse afastamento parcial.

O médico Gilson Freire retorna ao Espiritismo BH para oferecer esclarecimentos acerca das funções, conformação e hierarquia dos Centros Vitais, localizados no perispírito. (Entrevista realizada em 14/09/2012)

Convidamos Haroldo Dutra para nos contar a respeito do projeto Instituto SER, portal de divulgação de arte e de estudos espíritas sob sua coordenação. (Entrevista realizada em 05/10/2012)

Nosso convidado Ricardo Melo interpreta a primeira grande parábola, esmiuçando e esclarecendo os elementos simbólicos inseridos por Jesus em sua fabulosa metodologia pedagógica, dirigida aos espíritos em evolução no planeta Terra. (Entrevista realizada em 01/11/2014).

O presidente da FEB relata aspectos importantes da história da instituição, a sua atual força de trabalho e de que modo o órgão tem atuado para manter a coesão do movimento espírita em nosso país. Como a FEB tem atuado para a divulgação das obras espíritas brasileiras no Exterior. Qual o papel das federativas no contexto espírita brasileiro. O relacionamento e a participação da FEB no Conselho Espírita Internacional. O auxílio que as casas espíritas podem oferecer para a unificação do movimento espírita no Brasil. Nestor João Masotti. (Entrevista realizada em 17/04/2009)

As Leis Morais fazem parte da terceira parte de O Livro dos Espíritos. Nesta entrevista, Eliane Batista faz uma excelente abordagem do tema. Vale a pena conferir. (Entrevista realizada em 29/04/11)

Conversamos em Stuttgart com a presidenta da União Espírita Alemã e do Grupo SEELE, Maria Gekeler, que nos contou a história da entidade e da criação do seu centro espírita. A entrevista traz ainda o relato do desenvolvimento do Espiritismo no país da participação de brasileiros e alemães. (Entrevista realizada em 8/11/2012).

Qual a razão de Jesus ter realizado inúmeras curas? Elas foram milagrosas? Qual o simbolismo das enfermidades encontradas? Como Jesus conseguia curar à distância? Por que os obsessores temiam Jesus? A fé é preponderante nas curas? Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 07/08/2009)

Onde surgiu a expressão “Conhece-te a ti mesmo” e qual o seu princípio filosófico? Por que Sócrates é referendado por Kardec? Conheça em detalhes a abordagem de Santo Agostinho sobre o tema e como os ensinos do Cristo são fundamentais para esta prática indispensável à nossa evolução. (Entrevista realizada em 23/06/10)

Convidamos Rose Leite para interpretar o episódio desta maravilhosa cura de Jesus. Nossa entrevistada esclarece o simbolismo de cada acontecimento descrito no Novo Testamento, enriquecendo o assunto para interessados e estudiosos do Evangelho. (Entrevista realizada em 28/03/2014).

Os coordenadores do Projeto Manoel Philomeno de Miranda Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves conduziram em Belo Horizonte, em 24 e 25 de maio de 2014, o Seminário "Mediunidade: teoria e prática". Neste vídeo apresentamos a segunda parte.

Os coordenadores do Projeto Manoel Philomeno de Miranda Nilo Calazans, José Ferraz e João Neves conduziram em Belo Horizonte, em 24 e 25 de maio de 2014, o Seminário "Mediunidade: teoria e prática". Neste vídeo apresentamos a primeira parte.

Convidamos mais uma vez Marival Veloso (ex-presidente da UEM), nesta oportunidade para explorar O Evangelho Segundo o Espiritismo, durante as celebrações dos 150 anos de sua publicação. (Entrevista realizada em 14/03/2014)

Deus atende a toda e qualquer oração? Há maneiras corretas e incorretas de orar? A comprovação da eficácia da prece já foi de algum modo concluída por meio de métodos científicos? Confira os esclarecimentos de Rodrigo Ferretti neste vídeo. (Entrevista realizada em 7/2/2014)

Nosso convidado, o psicólogo Yuri Elias Gaspar, explora nesta entrevista a estreita relação entre a participação em atividades voluntárias, seja no meio empresarial ou religioso, assim como as realizações pessoais inerentes, que contribuem para a felicidade e saúde das pessoas. (Entrevista realizada em 17/01/2014)

A tentativa de apedrejamento da mulher adúltera é um dos episódios mais conhecidos do Novo Testamento. O entrevistado Mário Andrade percorre detalhadamente o episódio, revelando-nos o brilhantismo da ternura e pedagogia de Jesus. (Entrevista realizada em 18/10/2013).

Nossa convidada Rose Leite analisa e interpreta detalhadamente a passagem da cura da filha da mulher cananeia, cuja abordagem a Jesus nos remete a ensinamentos preciosos. (Entrevista realizada em 04/10/2013).

Fluido Cósmico Universal é um preceito básico do Espiritismo, em seu aspecto científico. Convidamos Rômulo Novais para nos esclarecer acerca deste importante tema doutrinário. (Entrevista realizada em 26/07/2013).

O psiquiatra Jaider Rodrigues de Paula explica os sintomas e terapêuticas tradicionais dos transtornos Borderline e Bipolar, ao mesmo tempo em que dá a perspectiva do problema sob enfoque espiritual e as possibilidades de tratamento. (Entrevista realizada em 19/07/2013).

Nosso convidado Marcus Papa esmiúça o Sermão Profético proferido por Jesus, no qual o Mestre menciona as catástrofes pelas quais a humanidade há de enfrentar, assim como as recompensas que se poderá auferir. É a passagem pela Era de Transição a que todos estaremos sujeitos e para a qual devemos nos preparar.

Espíritos maus visitam os nossos lares e atrapalham as relações afetivas familiares? Temos médiuns em casa, receptivos a essas entidades? Quem são elas, afinal, e porque nos perseguem? Que podemos fazer para nos proteger de tais investidas? Assista a entrevista e conheça mais o assunto. Jairo Avelar. (Entrevista realizada em 03/02/2012)

Muitas pessoas já ouviram falar das atividades curativas do Espírito Dr. Adolf Fritz, que há mais uma década se manifesta em uma casa espírita em Sabará, cidade pertencente à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Um dos representantes da instituição, Márcio Miranda, visitou-nos para relatar este maravilhoso trabalho, que envolve dezenas de voluntários para atendimentos que superam mil frequentadores em cada final de semana. (Entrevista realizada em 22/3/2013).

Nossa convidada Lucrécia Valle nos relata a sua experiência na coordenação das atividades de evangelização dos pacientes do Hospital Espírita André Luiz. (Entrevista realizada em 1/3/13)

Sheila Passos atua há muitos anos como evangelizadora de bebês. Ela atendeu ao nosso convite para nos explicar a técnica e suas experiências com esta maravilhosa atividade. (Entrevista realizada em 22/02/2013).

Tereza Matos é a presidenta do "Círculo de Amigos Allan Kardec", em Düsseldorf (Alemanha). Ela nos relatou fatos históricos da criação da União Espírita Alemã e nos expôs as principais realizações de seu grupo espírita. (Entrevista realizada em 5/11/12).

Zelina Poinsignon realiza um trabalho espírita maravilhoso em Luxemburgo. Nesta entrevista, de novembro de 2012, ela relata acontecimentos marcantes do começo do desenvolvimento espírita no país e o impressionante esforço que ela, juntamente com seu grupo de colaboradores, empregam para a disseminação da Doutrina dos Espíritos.

Ainda em nossa passagem por Bonn, entrevistamos a Presidenta do Grupo ALKASTAR, Fernanda Marinho-Göbel, que nos relatou a sua forte integração pessoal com o Espiritismo na Alemanha e o trabalho que realiza na seara mediúnica, o qual possui parceria com psiquiatras alemães. (Entrevista realizada em 04/11/2012)

Em nossa passagem pela Holanda, no início de novembro de 2012, entrevistamos representantes de dois grupos espíritas da cidade de Haia (Den Haag), que nos deram interessantes relatos sobre as suas experiências com a participação em atividades espíritas. (Entrevista realizada em 01/11/2012).

Nossa entrevistada Maria Moraes coordena o Conselho Espírita Holandês e nos relata, numa entrevista de 02/11/12, os esforços empreendidos para a coordenação das atividades espíritas no país.

Em 30/10/12, entrevistamos Pierre-Etienne em sua residência, em Paris, onde nos contou como a Doutrina Espírita o libertou de sério processo obsessivo. Como presidente do Centre Le Chemin, administrador do Conseil Spirite Français e secretário do Mouvement Spirite Francophone, relatou-nos muitas coisas interessantes sobre a situação do Espiritismo em seu país. (Entrevista realizada em 29/10/2012)

O romance ditado pelo Espírito Emmanuel ao médium Chico Xavier completou setenta anos de sua publicação em 2012. Convidamos Haroldo Dutra para explicar a importância desta celebração no meio espírita. (Entrevista realizada em 05/10/2012)

Wadson Fernandes participa de grupos espíritas musicais e teatrais. Em 24/08/2012, veio nos contar a sua experiência e pontos de vista sobre questões como formação de atores, custos de produção e objetivos da realização de peças teatrais espíritas.

Afinal, com que temos nos preocupado e nos inquietado? Até que ponto somos sufocados pela ansiedade e pessimismo? O roteiro proposto por Jesus pode nos ajudar a superar as dificuldades naturais da vida? Vinícius Trindade nos esclarece a respeito. (Entrevista realizada em 20/07/2012)

Por vezes procuramos buscar fora de nós recursos para aliviar as dores que afligem a nossa alma, sem considerar que somos capazes de nos auxiliar. Nosso entrevistado Edgar de Souza nos esclarece acerca desta questão, apresentando as possibilidades para que encontremos por nós mesmos soluções para as vicissitudes da vida. (Entrevista realizada em 13/07/2012)

A transfiguração de Jesus no Monte Tabor consagra o intercâmbio entre os planos material e espiritual. Valdir Pedrosa nos visitou para explicar esta maravilhosa passagem do Novo Testamento em detalhe. (Entrevista realizada em 31/05/2012)

A ex-presidente do Conselho Espírita Canadense, Sandra Mussi, explicou a introdução e o desenvolvimento do Movimento Espírita no país, assim como o atual estágio de participação de brasileiros e canadenses nas diversas instituições espíritas já estabelecidas. (Entrevista realizada em 03/07/2012)

Recebemos o pesquisador, documentarista e produtor de filmes espíritas Oceano Vieira de Melo para nos contar o seu esforço na construção de um acervo de som e imagem sobre o desenvolvimento do Espiritismo no Brasil, que inclui registros históricos de grande relevância para os espíritas. (Entrevista realizada em 03/07/2012)

Nosso convidado nos oferece o seu testemunho, vinte dias após o desencarne do seu filho em terrível acidente de trânsito, ocorrido em Belo Horizonte no dia 6 de junho de 2012. Thales José de Magalhães. (Entrevista realizada em 27/06/2012)

A vida e a obra de Eurípedes Barsanulfo são referência de vivência cristã para todos os espíritas. Nesta entrevista, nosso convidado percorre os fatos marcantes que envolveram a passagem deste personagem por nossas terras, desde a sua infância e até a sua desencarnação. Adriano Miglio.  (Entrevista realizada em 07/03/2012)

Entrevistamos em Nova Iorque a presidente do Spiritist Group of New York, que nos contou um pouco da história do crescimento do Espiritismo nos Estados Unidos e como são desenvolvidos os trabalhos pelas instituições espíritas de sua cidade. Jussara Korngold.  (Entrevista realizada em 17/04/2012)

Nosso convidado percorre os principais tópicos do tema "Estranha moral", destacado por Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, com interpretações pertinentes e de fácil compreensão. Rodrigo Ferreti. (Entrevista realizada em 17/02/2012)

Após ter sido aprovada a lei brasileira que legaliza o aborto nos casos de anencefalia, convidamos o médico Gilson Freire para abordar o assunto sob os pontos de vista médico e espiritual. Uma entrevista reveladora que esclarece, sob as luzes do Espiritismo, a etimologia da doença e as consequências para os envolvidos, pais e reencarnante. (Entrevista realizada em 04/05/2012)

O tema homossexualidade é tratado em vários ângulos nesta entrevista, com abordagem no campo da Medicina e da Psicologia, o trato com familiares, a problemática do preconceito e intolerância, a legalização das relações homoafetivas e a visão espírita sobre o assunto. Andrei Moreira Machado e Souza. (Entrevista realizada em 11/11/2011)

O atual presidente da Associação Jurídico-Espírita de Minas Gerais esclarece a proposta de trabalho da entidade e apresenta uma visão humanitária e realista de como a legislação civil e os procedimentos jurídicos podem se aproximar, cada vez mais, das bases cristãs do Evangelho. Luciano Alencar. (Entrevista realizada em 16/03/2012)

Conheça um pouco da história de cada um dos quatro evangelistas, bem como do trabalho que realizaram ao registrar, para a humanidade, a Boa Nova do Nosso Senhor. Afonso Chagas Corrêa. (Entrevista realizada em 04/11/2011)

Como complemento à sua entrevista sobre o perispírito, o entrevistado nesta oportunidade, aborda as possíveis doenças e deformidades do nosso corpo fluídico, bem como as suas razões. Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 28/10/2011)

Há somente um cristo no universo? Jesus encarnou na Terra mais de uma vez? Houve uma estratégia celeste para a presença do Mestre em nosso orbe? E quanto à controvérsia sobre o corpo material de Jesus? Saiba as respostas a essas perguntas e muito mais. Antônio Honório de Abreu. (Entrevista realizada em 21/10/11)

(Versão com cortes) - Nossa convidada Leida Oliveira conviveu com o médium Zé Arigó desde criança e testemunhou diversos fatos de sua vida, como as curas que o Espírito do Dr. Fritz realizou por seu intermédio e as perseguições que sofreu na época. Nesta versão, foram cortadas cenas reais das intervenções cirúrgicas. (Entrevista realizada em 20/01/2012)

Conversamos com Arnaldo Rocha, que foi marido de Irma Castro (hoje Espírito Meimei), sobre as suas experiências na condução de reuniões mediúnicas, ao longo de várias décadas. No final, inserimos gravação de mensagem psicofônica do Espírito Chico Xavier, gravada em 14/11/2011 na União Espírita Mineira. (Entrevista realizada em 06/01/2012)

O médico Mateus Westin conversa conosco acerca dos diversos aspectos do atendimento médico e ambulatorial na casa espírita, apresentando os diversos pontos que requerem extrema atenção, não apenas dos voluntários, como também da administração das instituições. (Entrevista realizada em 23/09/2011)

O nosso convidado apresenta o papel do doutrinador, dialogador ou esclaceredor, explorando diversas situações corriqueiras na prática mediúnica espírita. Waldir Silva. (Entrevista realizada em 16/09/2011)

A passagem da cura de Lázaro oferece contundentes ensinamentos evangélicos e doutrinários, que nosso convidado percorre com profundidade de detalhes. Andrei Moreira Machado e Souza. (Entrevista realizada em 26/08/2011)

Diversas nuanças interpretativas desta maravilhosa parábola de Jesus são exploradas nesta entrevista, riquíssima de ensinos evangélicos. Mário Andrade. (Entrevista realizada em 19/08/2011)

O encontro de Zaqueu com Jesus é uma das mais belas e significativas passagens evangélicas, que nosso convidado aborda com propriedade, sob a ótica da visão espírita. Marcus Papa. (Entrevista realizada em 15/07/2011)

Nesta entrevista, nossa convidada explora o tema em suas mais diversificadas nuanças, oferecendo-nos a oportunidade de compreender com maior clareza os mecanismos da Justiça Divina. Afinal, todas as nossas aflições são resultado do nosso passado espiritual? Magda Lusimar Abreu. (Entrevista realizada em 08/07/2011)

Os coordenadores do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, da União Espírita Mineira, elucidam os internautas do Espiritismo BH sobre o assunto, abordando os objetivos, recursos necessários e princípios básicos desta metodologia de ensino do Espiritismo. Uma entrevista esclarecedora para os interessados em fazer o curso, assim como para as casas espíritas que tencionam implementar grupos de ESDE em sua programação de atividades. (Entrevista realizada em 13/03/2009)

Entrevistamos duas companheiras que coordenam, em suas casas espíritas, já por muitos anos, a Visitação Fraterna (no contingente das duas instituições somam-se mais de cem equipes de visitação). Nesta primeira parte, são abordados: os recursos espirituais levados aos pacientes; a formação da equipe de visita; o uso do receituário mediúnico na prescrição do tratamento; como o tarefeiro deve se preparar para atuar. (Entrevista realizada em 20/03/2009)

A mediunidade pode ser praticada por qualquer pessoa? Por que o Espiritismo é a doutrina que mais se aprofundou em seu estudo? O que é a “mediunidade com Jesus”? Quais foram os recursos mediúnicos de Jesus? O Espiritismo pode auxiliar pessoas que tenham sinais de mediunidade? Nosso entrevistado responde a essas e a várias outras questões correlatas. Wagner Gomes da Paixão. (Entrevista realizada em 27/03/2009)

O que leva uma pessoa ao suicídio? Qual a gravidade do suicídio perante a Lei de Deus? O que encontra o suicida após o ato? Há esperança para o espírito suicida? Que podemos fazer para ajudar aqueles que se suicidaram? Confira os esclarecimentos do nosso entrevistado, segundo a perspectiva misericordiosa da Doutrina Espírita. Waldir Silva. (Entrevista realizada em 03/04/2009)

Conhecido também por “Evangelho miudinho”, o Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ) tornou-se uma metodologia adotada com grande êxito em várias instituições espíritas, objetivando o estudo sistematizado para a compreensão do significado das passagens evangélicas. A entrevistada explica o funcionamento deste modelo e como as casas espíritas podem implementá-lo. Magda Lusimar Abreu. (Entrevista realizada em 22/04/2009)

Se você aprecia os aspectos científicos do Espiritismo, não deixe de assistir esta entrevista. Nesta primeira parte, nosso entrevistado explica o que é e de que consiste o perispírito, quais são as suas funções primordiais e a sua relação com o corpo e com o espírito. Adicionalmente, esclarece o que são a aura e o duplo etérico. Assista com o médico Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 08/05/2009)

Há um planejamento reencarnatório para os grupos familiares da Terra? Por que nas famílias não raro convivem espíritos antipáticos entre si? Nas famílias sempre reencarnam espíritos que já se conheciam em vidas pregressas? Quais são as grandes ameaças à família? Essas e muitas outras questões são abordadas pelo nosso convidado, Lindberg Ribeiro Garcia. (Entrevista realizada em 22/05/2009)

Qual a importância das Bem-aventuranças de Jesus no contexto dos ensinos crísticos? Podem ser compreendidas como passos evolutivos que o homem deve trilhar? Por que a diferença de interpretação entre as narrativas de Lucas e Mateus? Além de responder a essas questões, nossa entrevistada interpreta uma a uma as Bem-aventuranças de Jesus. Confira com a médica Lenice Alves. (Entrevista realizada em 27/05/2009)

O episódio do cego de nascença é repassado na íntegra e nossa convidada explora aspectos interessantes de sua exegese, analisando os personagens envolvidos, seu comportamento e a ação transcendental do Cristo Jesus na realização desta maravilhosa cura. Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 29/05/2009)

Valdir Pedrosa descreve a estrutura da obra e analisa vários de seus temas, como o temor da morte, as penas eternas, os sistemas céu, inferno e purgatório, a proibição mosaica de evocar mortos, além de comentar alguns depoimentos de desencarnados. (Entrevista realizada em 05/06/2009)

Qual a relação do trabalho com a Lei de Deus? O trabalho é uma expiação? Em quais atividades se pode participar na casa espírita? O voluntário deve freqüentar os cursos oferecidos? A instituição deve se organizar para receber candidatos às tarefas? Ricardo Melo. (Entrevista realizada em 26/06/2009)

Por que a casa espírita organiza reuniões mediúnicas? Quais os diferentes tipos de reuniões? Como é formado o grupo mediúnico? Como se desenvolve uma reunião mediúnica? Como os integrantes são admitidos? O médium deve fixar-se em um único grupo? Assista essas e outras abordagens sobre o tema, com Sebastião Costa Filho. (Entrevista realizada em 03/07/2009)

Nossa entrevistada analisa passo a passo esta maravilhosa parábola, auxiliando-nos a compreender, pelos seus simbolismos, a mensagem amorosa de Jesus sobre as nossas responsabilidades para com o próximo. Juselma Coelho. (Entrevista realizada em 19/08/2009)

Por que evangelizar? Até que ponto é necessário o envolvimento dos pais no processo de evangelização dos filhos? Como devem atuar as casas espíritas? Quais as características do evangelizador? Bebês podem ser evangelizados? Sonia de Menezes Coelho Jácome. (Entrevista realizada em 21/08/2009)

O entrevistado relata as conhecidas reencarnações de Glacus, sua relação com o médium Ênio Wendling em existências pregressas, o início de suas atividades nas casas espíritas de BH, a coordenação do receituário mediúnico e a indiscutível posição do mentor como orientador das diretrizes administrativas, doutrinárias e mediúnicas da casa espírita sob sua direção espiritual. Edgar de Souza Júnior. (Entrevista realizada em 28/08/2009)

Que é a depressão, segundo a Medicina? Quais os sintomas físicos e psicológicos? O que leva uma pessoa à depressão? Quais são os tipos de depressão? Processos obsessivos potencializam obsessões? Como o Espiritismo auxilia nas depressões? Confira como psiquiatra Jaider Rodrigues de Paulo. (Entrevista realizada em 09/09/2009)

Como o Espírito André Luiz surgiu na vida de Chico Xavier? Quantos livros e em que modalidades formam a sua obra literária? Saiba as respostas para essas e outras perguntas específicas sobre os livros escritos pelo Espírito André Luiz. E mais: é importante saber quem foi esse espírito em sua última reencarnação? José Lourenço nos auxilia com as explanações sobre este assunto.(Entrevista realizada em 27/10/2009)

O advento do Espiritismo foi uma estratégia do Mais Alto? Quais foram as principais mudanças no pensamento religioso com a chegada do Espiritismo na Terra? Por que a Doutrina dos Espíritos não objetiva converter pessoas ou criar adeptos? Qual o papel do Brasil na condução do Espiritismo no planeta? Confira as explicações de Haroldo Dutra. (Entrevista realizada em 18/09/2009)

O presidente da AMEMG responde questionamentos como: O quanto a religiosidade influi positiva ou negativamente nas doenças? A enfermidade contribui para o despertar religioso? Até que ponto o Espiritismo pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas? Como funciona a autocura? As curas de Jesus são referências para a Medicina? Confira tudo isso com Andrei Moreira Machado e Souza. (Entrevista realizada em 25/09/2009)

O presidente da AME-BH, Márcio Pacheco, conversou conosco sobre as principais atividades da instituição, seu relacionamento com as casas espíritas da cidade e os desafios que se apresentam para o futuro da entidade. (Entrevista realizada em 02/10/2009)

Morte é assunto que deve ser evitado? Até que ponto se deve temer a morte? O processo de desencarne é o mesmo para todas as pessoas? O tempo de cada um na Terra é prefixado? Como se comportar em velórios? E quanto à cremação? Como se educar para a morte? Assista as explanações da escritora Giva Oliveira (Entrevista realizada em 08/10/2009)

José Arthur analisa com profundidade mais esta parábola de Jesus, identificando em cada personagem, e em suas experiências, as relações do espírito imortal para com Deus e o próximo, no rumo das esferas evolutivas superiores. (Entrevista realizada em 16/10/2009)

Nesta entrevista, Marcelo de Oliveira Orsini relata a experiência da equipe do Espiritismo BH, após o primeiro ano de atividades, abordando as dificuldades iniciais, a adesão dos entrevistados, o apoio dos órgãos do movimento espírita e a repercussão entre os internautas. (Entrevista realizada em 28/11/2009)

Como nasceu e o que é a Homeopatia? O tratamento homeopático se vale dos venenos da natureza? Por que os sintomas da doença se agravam no início do tratamento? Quais os pontos de interseção entre a Homeopatia e o Espiritismo? Houve contato entre Hahnemann e Kardec? Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 06/11/2009)

Convidamos o coordenador do Departamento de Comunicação da União Espírita Mineira, Claudio Marins, para conversar sobre a relevância, os meios, e os princípios que devem viger na divulgação espírita.  Esta entrevista comemora um ano do site Espiritismo BH. (Entrevista realizada em 13/11/2009)

Vicente Queiroz relata diversas passagens da vida do primeiro mártir do cristianismo, Estevão, e do Apóstolo Paulo de Tarso. Um drama envolvente, baseado nos Atos do Apóstolos e na obra literária de Emmanuel, cujos ensinamentos são preciosos para todos os cristãos. (Entrevista realizada em 20/11/2009)

Nas explanações de Sergito Cavalcanti, conheça um pouco da trajetória das primeiras comunidades cristãs, lideradas pelos apóstolos de Jesus. Como surgiu a Casa do Caminho? Quais os seus objetivos? Os ?homens do Caminho? realizavam curas? Reuniam-se para estudar os ensinos do Cristo? Qual o papel do apóstolo Paulo no auxílio à expansão das comunidades cristãs? (Entrevista realizada em 27/11/2009)

Membro da diretoria do HEAL, Edward Loures veio nos contar, dentre outras coisas: detalhes sobre a fundação da instituição e sua relação com a Espiritualidade; os tipos de paciente que são aceitos; os tratamentos espirituais oferecidos; a composição do corpo clínico do hospital; a origem da receita para sustentação da obra; a abertura para parcerias com casas espíritas. (Entrevista realizada em 10/02/2010)

O delegado em Belo Horizonte da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (ABRAME), Roberto Messano, nos fala sobre a instituição, seus objetivos, sua abrangência nacional e os trabalhos que são desenvolvidos na cidade. (Entrevista realizada em 11/12/2009)

Há criminosos irrecuperáveis? A pena de morte soluciona em definitivo o futuro do espírito executado? O homem tem o direito de tirar a vida do seu semelhante, mesmo que seja um criminoso cruel? Gercino Dutra aborda a pena de morte sob a ótica espírita. (Entrevista realizada em 03/02/2010)

Pais que estão se iniciando podem educar filhos no Espiritismo? A participação de crianças no Culto no Lar deve ser obrigatória? E a migração da evangelização infantil para a mocidade espírita? Como lidar com conteúdos impróprios de TV e internet? Vale a pena o sacrifício pessoal dos pais no processo educativo? Confira as explicações do psicólogo João César de Freitas Fonseca. (Entrevista realizada em 24/02/2010)

Nosso entrevistado, Gilmar da Cunha Trivelato, nos oferece uma visão clara do caráter missionário da obra psicográfica de Chico Xavier, revisitada integralmente nesta entrevista, a qual foi capitaneada pelo Espírito Emmanuel, explicando todas as suas fases de desenvolvimento. (Entrevista realizada em 19/02/2010)

Convidamos Marta Nunes, dirigente do Departamento de Tarefeiros de uma casa espírita de grande afluxo de público em BH, responsável pela recepção e direcionamento de pessoas que se interessam em ingressar em atividades voluntárias, para conversar conosco sobre a sua experiência nesta coordenação. (Entrevista realizada em 05/03/2010)

Nossa convidada, Ligia Maria Pompeu Dutra, psicóloga afiliada à AMEMG, possui mais de vinte anos de convívio e tratamento de pacientes portadores de doenças graves, muitos deles considerados pacientes terminais. Veio nos relatar suas experiências sob a abordagem espírita. (Entrevista realizada em 10/03/2010)

Até que ponto a prática do perdão se relaciona com a saúde física? Perdoar com condicionantes tem alguma validade? Como melhor compreender a recomendação do Cristo: amai os vossos inimigos? É possível realmente esquecer uma ofensa? Nosso entrevistado, presidente da UEM, vem nos relatar as suas reflexões a respeito deste importante tema. Marival Veloso. (Entrevista realizada em 19/03/2010)

Registramos a palestra do Presidente da União Espírita Mineira, proferida na sede do órgão, em 02 de abril de 2010, como homenagem ao centenário do nascimento de Chico Xavier, em que o expositor faz interessantes relatos de sua convivência com o médium mineiro. Marival Veloso.

Há validade em se perscrutar reencarnações anteriores de espíritos conhecidos? Por que pesquisar as vidas passadas de Chico Xavier? É certo que esta última foi a sua primeira reencarnação em corpo masculino? A fonte desta pesquisa é segura? Saiba bem mais sobre as vidas de Chico Xavier nesta entrevista. Carlos Alberto Braga. (Entrevista realizada em 08/04/2010)

Quais os tipos mais comuns de transtornos alimentares? Como associar um transtorno alimentar aos aspectos espirituais da vida de uma pessoa? Processos de obsessão espiritual podem afligir um paciente com transtorno alimentar? Saiba tudo isso e muito mais nesta entrevista. Roberto Lúcio Vieira de Souza. (Entrevista realizada em 09/04/2010)

Por que tratamos como perda a morte de um ente querido? Existe acaso nas desencarnações? E quanto às mortes coletivas? Perturbamos os desencarnados com nosso sofrimento? Os que tiveram sérias limitações físicas as mantém, após o desencarne? Como ajudar os que estão de partida para a vida espiritual? Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 16/04/2010)

Devido à sua longa duração, o programa foi dividido em duas partes.Registramos a palestra de Wagner Gomes da Paixão por ocasião do IX Seminário de Mediunidade, da Fraternidade Espírita Irmão Glacus, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Devido à sua longa duração, o programa foi dividido em duas partes.Registramos a palestra de Wagner Gomes da Paixão por ocasião do IX Seminário de Mediunidade, da Fraternidade Espírita Irmão Glacus, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Convidamos os representantes de duas casas espíritas presentes ao Fórum da Tribuna Espírita, evento ocorrido em Belo Horizonte, para que pudessem esclarecer aos internautas acerca dos seus objetivos, diagnósticos e conclusões. André Brasil e Valdir Pedrosa. (Entrevista realizada em 23/04/10)

Nossos entrevistados são atuantes nas artes espíritas em Belo Horizonte e nos concederam esta entrevista a fim de nos atualizar sobre o assunto. No final, assista o clipe de uma música maravilhosa composta por um deles para o médium Chico Xavier. Cláudio Marins. (Entrevista realizada em 06/05/10)

Assista os esclarecimentos do nosso entrevistado.A eutanásia é legalizada? Onde e em que condições? Como as religiões, de maneira geral, a percebem? E que diz o Espiritismo a respeito? Quais as conseqüências espirituais da eutanásia? Que fazer com o doente que não tem chance de retomar a vida consciente? Osvaldo Hely Moreira. (Entrevista realizada em 07/05/10)

Como o Espiritismo compreende a união entre homem e mulher para uma vida a dois? Existe o “casamento espírita”? A Doutrina Espírita condena a separação do casal? Acompanhe essas e outras abordagens interessantes sobre este tema com o nosso convidado. Waldir Silva. (Entrevista realizada em 02/07/10)

Nossa entrevistada nos explica como se desenvolveu a assistência social espírita através dos tempos e o papel do Espiritismo na agregação de valor às suas iniciativas. Conheça o SAPSE assim como os programas, a regulamentação e as atividades a ele relacionados. Cristina Rezende Carvalho Castilho. (Entrevista realizada em 14/05/10)

Como diferem ressurreição e reencarnação? Que dizer da ressurreição do Cristo? O Espiritismo explica o destino do corpo físico de Jesus? E quanto ao seu reaparecimento para Maria Madalena e para os apóstolos? Para o Espiritismo, Jesus retornou no mesmo corpo material? Saiba mais a respeito nesta entrevista. Afonso Chagas Corrêa. (Entrevista realizada em 21/05/10)

Em visita a BH, entrevistamos os três coordenadores do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, iniciativa que se destaca no meio espírita por seu dedicado trabalho em prol da excelência na qualidade da prática mediúnica. O programa está dividido em duas partes. (Entrevista realizada em 04/06/10)

Em visita a BH, entrevistamos os três coordenadores do Projeto Manoel Philomeno de Miranda, iniciativa que se destaca no meio espírita por seu dedicado trabalho em prol da excelência na qualidade da prática mediúnica. O programa está dividido em duas partes. (Entrevista realizada em 04/06/10)

Qual a importância de refletir sobre a nossa relação com o dinheiro? Será que há dinheiro em mundos evoluídos? Com qual frequência Jesus abordou este tema? A detenção de recursos financeiros é condenável? Veja ainda a explicação da Parábola do Administrador Infiel. Vinícius Trindade. (Entrevista realizada em 09/06/10)

Entrevistamos Renato Prieto, ator principal do filme Nosso Lar, que fez o papel do espírito André Luiz. Ele nos ofereceu depoimentos sobre as suas experiências pessoais e profissionais como divulgador da Doutrina Espírita no meio teatral e cinematográfico. Carlos Renato Pietro Vettorazzi. (Entrevista realizada em 04/11/10)

Convidamos o atual presidente do Grupo Fraternidade Irmã Scheilla para nos contar a trajetória deste Espírito iluminado. Na entrevista, o convidado nos fala ainda sobre o Movimento da Fraternidade e as atividades de sua casa espírita. Célio Allan Kardec de Oliveira. (Entrevista realizada em 11/06/10)

Que é dogma? Como podemos considerar uma religião dogmática? O dogma pode ter conotação negativa? Jesus sofreu perseguições de religiosos dogmáticos? Como o Espiritismo trata o casamento e o batismo? Saiba ainda mais nesta entrevista. Andrei Moreira Machado e Souza. (Entrevista realizada em 18/06/10)

"Cândido Chico": música composta por Claudio Marins e clipe produzido por Adriano Alves.

A materialização de um espírito é um fenômeno pouco conhecido, mas que já foi frequente em certa época da humanidade. Nosso entrevistado explica em detalhes como e em que condições a materialização é possível. Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 01/10/10)

Os personagens femininos possuem papéis especiais nos Evangelhos? Quem são as três Marias mencionadas em distintos episódios? Como interpretar os acontecimentos da visita de Jesus à casa de marta e Maria? Confira a explanação de nossa convidada nesta entrevista. (Entrevista realizada em 08/10/10)

Nossa entrevistada esclarece o importante papel dos chamados “profetas” para a evolução da humanidade e explica o alerta de Jesus sobre os falsos cristos que seduzem e prometem prodígios. Como o Espiritismo pode nos ajudar a combater as farsas e as hipocrisias de espíritos maliciosos. (Entrevista realizada em 22/10/10)

Nossa entrevistada percorre os principais fundamentos do passe, como a ação dos Espíritos, os aspectos fluídicos e os deveres do bom passista. Saiba ainda como a fé e a moralidade são fatores condicionantes para um tratamento fluidoterápico eficiente. Agnes Henriques Soares Leal. (Entrevista realizada em 19/11/10)

Nossa convidada faz uma explanação sobre os métodos contraceptivos mais utilizados para, em seguida, abordar as suas implicações, analisando especialmente a questão sob o enfoque espiritual. Afinal, o Espiritismo é contrário ao uso de tais métodos? Pode haver repercussão negativa para o casal? Confira! (Entrevista realizada em 03/12/10)

O que é sincretismo religioso e como a religiosidade do povo brasileiro foi influenciada por este fenômeno? Ele afetou também o Espiritismo no Brasil? O sincretismo pode ser prejudicial às casas espíritas? Que pode ser feito a respeito deste assunto? Nosso convidado responde a essas e muitas outras questões pertinentes. (Entrevista realizada em 04/02/11)

Convidamos Juselma Coelho para interpretar algumas frases marcantes ditas pelo Cristo no episódio da cruz. “Hoje estarás no paraíso”, “Por que me desamparaste?”, “Mulher, eis aí teu filho” e “Perdoa-lhes Pai...”. Confira! (Entrevista realizada em 11/02/11)

Nosso convidado apresenta as noções de livre arbítrio e determinismo, liberdade e fatalidades, abordando o tema de forma muito interessante. (Entrevista realizada em 11/3/11)

Transplante e doação de órgãos: qual a diferença? Como ocorreu a história dos transplantes na Medicina? Como foram solucionadas as rejeições? Quais as consequências espirituais deste procedimento? Pode haver rejeição perispirítica do órgão? Assista e saiba muito mais. (Entrevista realizada em 18/03/11)

As doações de recursos materiais fazem parte das ações caridosas. Neste episódio tão singelo, Jesus dá uma lição magistral sobre o assunto. O nosso convidado percorre vários ângulos da questão, a fim de auxiliar a nossa compreensão do assunto. (Entrevista realizada em 08/04/11)

As tentações de Jesus no deserto são ensinamentos preciosos para a humanidade. Nosso entrevistado apresenta uma abordagem detalhada sobre o assunto, apresentando o seu significado simbólico e moral. (Entrevista realizada em 27/05/11)

A passagem bíblica da cura do cego Bartimeu é rica de ensinamentos. Entretanto, é necessário descobrir os seus “segredos”, que estão escondidos sob a letra. Nossa entrevistada veio nos auxiliar a desvendá-los, em uma abordagem bastante racional. (Entrevista realizada em 10/06/11)

Registramos o seminário, realizado na nova sede da União Espírita Mineira, no qual a expositora aborda a aspectos importantíssimos da prática da mediunidade, plenamente embasados na obra de Kardec “O Livro dos Espíritos”. O material está dividido em duas partes. Suely Caldas Schubert.

Registramos o seminário, realizado na nova sede da União Espírita Mineira, no qual a expositora aborda a aspectos importantíssimos da prática da mediunidade, plenamente embasados na obra de Kardec “O Livro dos Espíritos”. O material está dividido em duas partes. Suely Caldas Schubert.

Relações homoafetivas, drogas, aborto, crise financeira, transição da Terra, perda de filhos, tratamentos espirituais... Esses são alguns dos tópicos que nosso entrevistado aborda nesta rápida entrevista, riquíssima de conteúdo! Divaldo Pereira Franco.(Entrevista realizada em 12/08/11)

Quais os elementos envolvidos na comunicação mediúnica? Como explicar o processo de sintonia nas comunicações? Como diferenciar o pensamento do médium daquele do comunicante? A condição moral do médium interfere nas comunicações? Que ocorre com o médium consciente e inconsciente? Confira as explicações do médico Osvaldo Hely Moreira. (Entrevista realizada em 09/10/2009)

Qual a importância da tribuna espírita para a instituição e para o frequentador? Qual a fonte de estudo dos expositores espíritas? Como se deve estruturar uma palestra? O que é inconveniente à tribuna espírita? Como lidar com a insegurança ao falar em público? Veja essas e muitas outras questões nesta entrevista. Valdir Pedrosa. (Entrevista realizada em 12/08/2009)

Arnaldo Rocha nos fala sobre: amigos de Chico Xavier; uma histórica ida ao cinema; a parentela de Chico; a relação do médium com a FEB e a UEM; personagens do Ave Cristo; as reminiscências durante as psicografias de romances; o cão Dom Negrito; diversos outros relatos interessantes. (Entrevista realizada em 31/07/2009)

Entrevistamos os coordenadores da CONFEPEL-2009 sobre os objetivos e atividades desenvolvidas durante o encontro. Eles nos dão seu testemunho acerca dos resultados positivos colhidos para adultos e crianças em mais de dez anos de participação e convivência fraterna no grupo. Jader Antunes e João Cesar. (Entrevista realizada em 23/02/2009)

Por que O Livro dos Médiuns é considerado a obra básica da ciência espírita? Quais motivos levaram Kardec a alertar sobre os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo? Nosso convidado aborda pontos relevantes desta importante obra da Codificação Espírita, inclusive comentando fenômenos incomuns como bicorporeidade, transfiguração e xenoglossia. (Entrevista realizada em 06/03/09)

Por que nos sentimos ofendidos? Como combater os ressentimentos? Por que o perdão das ofensas é um dos ensinos mais importantes de Jesus? Acompanhe as impressões do entrevistado sobre essas questões. Ricardo Melo. (Entrevista realizada em 27/02/09)

As nossas entrevistadas debatem os diversos aspectos da organização e participação de voluntários, assim como dos Espíritos, na nobre tarefa do SOS Preces.(Entrevista realizada em 20/02/09)

O presidente da UEM relata informações históricas desta tradicional instituição espírita e expõe seus objetivos, organização de trabalho e principais atividades. Narra como foi estabelecido o Pacto Áureo e os resultados advindos do movimento. Descreve o esquema federativo que rege o movimento de unificação do Espiritismo no Brasil. Defende a relação saudável que deve existir entre a casa espírita e a UEM, alertando sobre a premência do uso do Termo de Voluntariado. Relembra as relações de Chico Xavier com a União. Marival Veloso. (Entrevista realizada em 13/02/09)

Assista, nesta entrevista, as considerações do nosso convidado sobre as seguintes questões: Por que a mente pode ser considerada como um castelo de três andares? Até onde se deve considerar a vigilância e a responsabilidade nos relacionamentos humanos? Por que a vontade é a sustentação da harmonia do espírito? Como manter a higiene de nossa casa mental? (Entrevista realizada em 06/02/09)

De onde surgiu o termo animismo e o que significa? Animismo deve ser considerado um "defeito mediúnico"? Como se deve tratar o médium que, em suas comunicações, apresenta elevado grau de animismo? O animismo está sempre associado à mistificação? Como identificar essa última? Saiba tudo isso e muito mais nesta entrevista. (Entrevista realizada em 30/01/09)

Nesta primeira parte, o entrevistado comenta sobre a constituição básica do ser humano (espírito, perispírito e corpo) e explica porque o conceito de saúde para a Espiritualidade é mais amplo que o nosso. As enfermidades de origem exógena são analisadas. Gilson Teixeira Freire. (Entrevista realizada em 21/01/09)

Neste vídeo você encontra informações preciosas sobre as reencarnações do Espírito Emmanuel reveladas, o seu relacionamento com Chico Xavier, a obra psicografada e, mais especificamente, comentários do entrevistado sobre os livros "A Caminho da Luz" e "O Consolador". Wagner Gomes da Paixão.  (Entrevista realizada em 14/01/09)

O que é a fé? Como explicar as diferentes graduações de fé? Afinal, do que se trata a “fé raciocinada” de Allan Kardec? Qual a diferença entre a fé humana e a fé divina? Conheça a passagem da mulher hemorroíssa, segundo o ponto de vista espírita. Everson Ramos de Oliveira.  (Entrevista realizada em 05/12/08)

Podemos confiar na oração? Por que muitas vezes nossas orações parecem não ser atendidas? Como Jesus nos ensinou a orar? Receba os esclarecimentos do nosso entrevistado e conheça mais a respeito deste valioso recurso espiritual que é a oração.  (Entrevista realizada em 03/12/08)

Será O Evangelho Segundo o Espiritismo um evangelho privativo dos espíritas, à parte aos Evangelhos do Novo Testamento? O livro contém todos os ensinamentos de Jesus? Por que Kardec mencionou Sócrates e Platão em sua introdução? Qual a relação da obra com O Livro dos Espíritos? Esses e outros aspectos relevantes são muito bem explorados por Valdir Pedrosa.  (Entrevista realizada em 28/11/08)

Que acontece com a alma após a morte? Existe céu, inferno e purgatório? É possível e conveniente que os "mortos" se comuniquem conosco? Reflita sobre as respostas dadas a essas e outras questões com a ajuda do nosso entrevistado. Waldir Silva. (Entrevista realizada em 03/09/08)

Nosso convidado esclarece, com riqueza de detalhes, as três revelações que a humanidade recebeu dos Planos Superiores. Por que o Espiritismo é o Consolador Prometido? Quem é o Espirito de Verdade? Do que se trata o "jugo de Jesus"? Com Everson Ramos de Oliveira. (Entrevista realizada em 24/10/08)

Que são parábolas? Por que Jesus as contava? Conheça as explicações dadas por nosso entrevistado para as parábolas do Semeador e da Figueira Seca. Waldir Silva. (Entrevista realizada em 17/10/08)

Aborto é um tema sobre o qual há muitas discussões, sejam de apoio ou contraposição. Esta entrevista apresenta uma abordagem humanitária e caridosa, na qual fica evidente o papel esclarecedor e consolador do Espiritismo, plenamente isento de prejulgamentos. O que acontece com o espírito abortado? E as conseqüências espirituais para os encarnados envolvidos no processo? Assista e saiba mais. Wadir Silva. (Entrevista realizada em 01/10/08)

Valdir Pedrosa esclarece alguns detalhes históricos da elaboração do livro que marcou o início do Espiritismo. Kardec o assinou, mas quem de fato o escreveu? Saiba mais sobre o conteúdo e a importância de O Livro dos Espíritos. (Entrevista realizada em 26/09/08)

Os espíritos são seres especiais? Onde estão? Qual a sua relação com o mundo material? Que é perispírito e qual a sua função? O que os médiuns vêem, afinal? Acompanhe a exposição sobre estes assuntos por nossa convidada. Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 24/09/08)

Deus é objeto de estudo da Doutrina Espírita? Deus e Jesus são a mesma entidade? Qual o papel de Jesus no planeta Terra? O homem pode ver Deus ao morrer? Essas e outras questões interessantes são exploradas nesta entrevista. Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 03/09/08)

Como surgiu o Espiritismo? Quem foi Allan Kardec? Saiba mais sobre a Doutrina dos Espíritos e as obras da Codificação, neste entrevista com Valdir Pedrosa. (Entrevista realizada em 01/08/08)

O que é a reencarnação? Por que reencarnar? São muitas as reencarnações? Há referências bíblicas sobre a reencarnação? A reencarnação é um fenômeno cientificamente comprovado? Conheça essas e outras questões relacionadas ao tema neste vídeo. Maria Luíza de Resende Gomes. (Entrevista realizada em 30/07/08)